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Negócios

Hábitos que podem ameaçar seu emprego

 

Se atrasar com frequência

"A pontualidade é fundamental", diz Rosalinda Oropeza, especialista em Recursos Humanos e autora do livro “Não arrote na sala de reuniões”: "Ser um profissional significa chegar na hora certa e estar disponível para qualquer eventualidade”.

 

Adiar reuniões

Assim como chegar atrasado, adiar uma reunião de trabalho é um mau hábito. Fazer as pessoas esperarem é considerado falta de educação, e às vezes até arrogância.

 

Ser negativo o tempo todo

Responder constantemente às situações na empresa com uma atitude negativa, tais como: "Isso não vai funcionar", "Isso parece muito difícil" ou "Eu nem sei por onde começar" é algo que você deve evitar.

 

Negligenciar as instalações da firma

Ser o “sujo” do escritório nunca será um elogio. Sempre lave seus talheres na copa e respeite a higiene dos outros e do ambiente. Seu local de trabalho é um reflexo da sua pessoa.

 

Fazer perguntas desnecessárias

Quando você recebe uma nova tarefa e, em vez de aceitá-la, começa a fazer muitas perguntas, isso é ruim. Veja bem, levantar questões não é algo proibido, mas é importante ter equilíbrio, porque pode parecer que você quer desculpas para não realizar o serviço.

 

Abusar do Facebook

Ter o Facebook aberto o tempo todo, de maneira que seu chefe enxerga isso, é algo péssimo. Além disso, você pode confundir contas e publicar sobre assuntos comerciais confidenciais em seu perfil.

 

Se vestir inadequadamente

Você deve sempre estar visualmente de acordo com o papel e as responsabilidades que você tem. Uma pessoa mal vestida pode causar descontentamento no ambiente de trabalho. Muitas coisas dependem da imagem... inclusive a maneira como as pessoas veem você.

 

Inventar doenças

Ligar para o chefe pedindo um dia de folga por uma doença que você realmente não tem. Isso demonstra fraqueza e, se houver oportunidade de crescimento de carreira, seu chefe não provavelmente não vai considera-lo, já que você fica doente o tempo inteiro.

 

Falar sobre divórcio

Foi provado que pessoas que se divorciaram recentemente tendem a gerar tensão no consultório. Um chefe está procurando uma pessoa que saiba como resolver problemas com discrição e não alarmar todos com um assunto que não seja trabalho.

 

Vender coisas

Parece que não há escritório no qual alguém venda biscoitos, chocolates, roupas ou sapatos. Seja para ajudar ONGs ou para aumentar a renda. Essa atividade, além de tirar você das suas atividades, pode ir contra as regras da empresa.

 

Não prestar atenção em reuniões

Enviar mensagens ou assistir a vídeos durante uma reunião de negócios é irritante para todos. Deve haver interesse e proatividade por parte do funcionário em qualquer reunião de trabalho. Esse é um ponto-chave para os chefes, além de poder ser considerado falta de respeito.

 

Ser grosseiro

Falar palavrões ou expressar-se de maneira rude é algo desaprovado em muitos escritórios. Expressar-se com grosseria diante de um problema demonstra que você não tem a capacidade de resolver situações de trabalho de maneira eficiente.

 

Fazer ligações pessoais o tempo todo

Falar ao telefone ou estar o tempo todo mandando mensagens para familiares, amigos ou namorado (a) é antiprofissional. Se você faz isso durante um intervalo ou durante a sua hora de almoço, não há problema, mas durante o horário de trabalho, é algo que pode causar problemas.

 

Apostas

Antes de organizar qualquer tipo de atividade que envolva apostas no trabalho, procure saber se isso não é motivo de demissão. Você pode ter uma surpresa muito desagradável.

 

Ser fofoqueiro

Mesmo com relação a novos funcionários ou membros que não gostam tanto de você, a fofoca é muito ruim. Uma das atitudes que sempre farão você diferente aos olhos do chefe é não cair nesse jogo de escritório.

 

Ser fiscal da vida alheia

Há uma linha muito tênue entre curiosidade e a bisbilhotice. A curiosidade é quando você pergunta sobre alguma coisa, enquanto a outra opção é invasiva e constrangedora.

 

Levar materiais do escritório para casa

É normal que, às vezes, você precise levar materiais da empresa para terminar um serviço em casa, mas é estranho quando você pega pastas, lápis e canetas por um mês inteiro. O mesmo se aplica ao uso do telefone da companhia – não é bom abusar.

 

 

fonte:MSN


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