O Site Comercial da nossa cidade!

Receitas

Como fazer um jantar árabe em casa

Pensou em culinária árabe, pensou em comidinhas deliciosas como kibe frito, kibe cru, homus, tabule, coalhada... Só de pensar já dá aquela fome! Se você não está afim de gastar horrores em um restaurante típico, que tal preparar um autêntico rodízio árabe na sua casa? É mais simples do que você imagina!

 

 

Esfiha aberta de carne

Ingredientes
12g de fermento biológico seco
3 colheres de sopa de açúcar
200ml de água morna
50ml de azeite de oliva
400g de farinha de trigo
Sal a gosto
500g de carne moída
1 cebola picada
3 tomates sem pele e sem semente picados
2 colheres de sopa de hortelã picada
1 limão
Pimenta a gosto
¾ xícara de fubá

 

Modo de preparo
Misturar o fermento, o açúcar e a água morna e deixar descansar por 15 minutos. Juntar o azeite e a farinha aos poucos misturando com uma colher. Temperar com sal a gosto. Sovar até que a massa fique elástica. Deixar crescer por 45 minutos. Em uma tigela, misturar a carne, a cebola, o tomate e a hortelã. Juntar o suco de limão, temperar com sal e pimenta do reino e reservar na geladeira. Abrir porções da massa em uma superfície polvilhada com fubá e apertar as bordas com os dedos de maneira que fique mais alta que o centro. Dispor a massa em uma assadeira untada e dispor o recheio no centro apertando bem com a colher. Assar em forno preaquecido a 200 graus por, aproximadamente, 30 minutos. Servir com limão.

 

 

 

 

Esfiha aberta de queijo

Ingredientes
12g de fermento biológico seco
3 colheres de sopa de açúcar
200ml de água morna
50ml de azeite de oliva
400g de farinha de trigo
Sal a gosto
200g de creme de ricota
150g de queijo muçarela ralado
2 talos de cebolinha picados

 

Modo de preparo
Misturar o fermento, o açúcar e a água morna e deixar descansar por 15 minutos. Juntar o azeite e a farinha aos poucos misturando com uma colher. Temperar com sal a gosto. Sovar até que a massa fique elástica. Deixar crescer por 45 minutos. Em uma tigela, misturar o creme de ricota, o queijo muçarela e a cebolinha. Abrir porções da massa em uma superfície enfarinhada e apertar as bordas com os dedos da maneira que fique mais alta que o centro. Dispor a massa em uma assadeira untada e dispor o recheio no centro. Assar em forno preaquecido a 200 graus por 30 minutos.

 

 

 

 

Kibe cru

Ingredientes
500g de patinho moído fresco sem gordura
1 xícara e meia de trigo para quibe
Sal a gosto
1 cebola pequena
2 colheres de sopa de salsinha fresca
2 colheres de sopa de hortelã fresca
2 colheres de sopa de cebolinha fresca
2 colheres de sopa de azeite
1 forma de gelo

 

Modo de preparo
Antes de tudo coloque um litro de água pra ferver. Enquanto isso lave o trigo, tipo arroz. Passe várias águas até a água sair transparente. A última água deve ser a que estiver fervendo. Escorra. Use um pano de prato limpo pra colocar esse trigo, enrole e esprema até tirar toda a água possível. Reserve esse trigo na geladeira. Enquanto isso, bata no liquidificador ou no processador a cebola com a cebolinha, hortelã e salsinha. Em uma vasilha coloque metade da forma de gelo, a carne, a mistura de temperos batidos, sal, azeite e o restante da forma de gelo. Misture. Coloque o trigo e volte a misturar, junto com o gelo mesmo. O gelo não deixa o calor da nossa mão cozinhar a carne e dar aquele aspecto cinza para o quibe cru. É importante você deixar todos os ingredientes à mão, que nesse processo de misturar tudo com o gelo, não leva mais que cinco minutos, tempo que não deixa o gelo derreter. Misture até ficar bem homogêneo. Descarte o gelo, monte o quibe em um prato ou travessa e sirva.
Deixe hortelã e cebola a vontade para os convidados, assim como o azeite.

 

 

 

 

Coalhada seca

Ingredientes
2 litros de leite fervido
1 copo de iogurte natural
Sal a gosto

 

Modo de preparo
Após ferver o leite, deixe-o amornar e quando estiver a uma temperatura em que você puder colocar o dedo nele por 10 segundos, é sinal que está na temperatura correta. Coloque então todo o copo do iogurte natural e mexa. Reserve em uma vasilha com tampa, enrolando em uma toalha ou pano para abafar. Deixe de um dia para o outro. Neste estágio temos a coalhada molhada, que já pode ser consumida como iogurte.

 

Para chegar no ponto da coalhada seca, é preciso forrar um escorredor de macarrão com um pano de algodão e passar a mistura por isso. Coloque o escorredor dentro de outro pote, pois escorrerá muito líquido. Despeje a coalhada por cima do pano, tampe de alguma forma e coloque na geladeira mais uma vez, de um dia para o outro, ou até que esteja com a consistência desejada. Quando for servir, acrescente o sal e mexa bem, até atingir o sabor que você desejar. Adicione outros temperos de sua preferência e sirva!

 

 

fonte: ObaOba


Comente









Notícias Gerais


Outras Receitas