O Site Comercial da nossa cidade!

Notícias da Cidade

Ceja completa 20 anos nesta sexta-feira

 

Neta sexta-feira (20), o Cejac (Centro de Educação de Jovens e Adultos de Corupá) completa 20 anos. Para comemorar a data, haverá confraternização na instituição no período noturno.

 

O Cejac também foi homenageado pela Câmara de Vereadores, em Sessão Solene no Salão Paroquial São José, na última segunda-feira (23). Além do Cejac, a Sessão Solene também homenageou a Escola Municipal São José pelos 90 anos de atividades educacionais em Corupá.

 

O Cejac foi implantado em 27 de setembro de 1999, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Corupá, o SESI, e a Secretaria Estadual de Educação, sendo uma Unidade Descentralizada do EJA de Jaraguá do Sul. O objetivo da Eja  é oportunizar o término do ensino fundamental e médio aos alunos que não concluíram os estudos no tempo regular, no próprio município. Desde sua implantação, já passaram pelas suas salas de aula mais de 6.000 alunos.

 

Atualmente o CEJAC funciona na rua Roberto Seidel, 621, antiga sede do Breithaupt, sob coordenação do professor Rubens Heinrich Junior, desde 2017.  O horário de atendimento na secretaria é de segunda a sexta, das 15h às 22h.

 

Atualmente o Cejac  possui 175 alunos matriculados, dos quais, 41 do ensino fundamental e 134 alunos do ensino médio. O quadro administrativo e pedagógico é formado pelo coordenador, cinco professores, uma secretária e uma merendeira.

 

Para o coordenador pedagógico Rubens Junior Heinrich , a EJA (Educação de Jovens e Adultos) é destinada à socialização de conhecimentos com cunho científico, a fim de legitimar o aluno como um cidadão crítico, competente e autônomo, apto a enfrentar e permanecer no mercado de trabalho exigente, competitivo e em constante transformação, bem como tornar-se um indivíduo ciente de suas potencialidades, direitos e deveres.

 

“ A educação de jovens e adultos possibilita a inserção destes profissionais no mercado de trabalho. Nestes 20 anos, já se formaram alunos que estão em universidades e outros fizeram cursos técnicos, sendo profissionais que se destacam na sociedade”, conclui Heinrich.

 

Matrículas

Para matricular-se no Ensino Fundamental é necessária idade mínima de 15 anos e no ensino médio 18 anos. As aulas são presenciais, de segunda a sexta-feira, concluindo em um ano e meio.

 

O Cejac comunica que estão abertas as matrículas para o  7º e 9º ano no período de 30 de setembro a 04 de outubro e as aulas iniciam no dia 7 de outubro, no período noturno. Idade mínima para matrícula é 15 anos.

 

Os documentos necessários para matrícula são: RG e CPF (original), histórico escolar (original), comprovante de residência (original) e pagamento da contribuição espontânea de R$ 20,00.

 

As matrículas dos menores de 18 anos devem ser feitas pelos pais ou responsáveis.

 

Implantação do Cejac

O Cejac foi inaugurado no dia 27 de setembro de 1999, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Corupá, o Sesi e a Secretaria Estadual de Educação, por meio da 19ª Coordenadoria Geral de Educação, representada pelo professor Donato Back, sendo uma unidade descentralizada da Eja de Jaraguá do Sul. Desde sua implantação, passou a ser mais um referencial na educação do município.

 

O objetivo foi atender aos jovens e adultos interessados em concluir a escolarização, não cursada em idade própria e também àqueles que buscam caminhos da conquista para aprimorar seus conhecimentos e poder ingressar no campo de trabalho com a melhor qualificação.

 

O sistema de ensino inicial era modularizado, em que o aluno estudava as disciplinas através de módulos e as eliminava através de provas objetivas. O aluno estudava sozinho e em casa, necessitando apenas de uma presença semanal.

 

As instalações do Cejac ocorreram em prédio alugado na Rua Roberto Seidel, onde permaneceu até 2007, sob direção da professora Clarice Judacefsky.

 

Ao longo dos 20 anos, além do Cejac Centro, foram estendidos polos educacionais em diversas comunidades, oferecendo o ensino fundamental e posteriormente o ensino médio:

 

* Escola Frederico Viebrantz, Faxinal: atendendo 18 alunos na Alfabetização de Adultos (nivelamento I e II)

* Escola Lauro Müller, no Rio Paulo: atendendo 15 alunos

* Osvaldo Amaral: com 18 alunos freqüentando regularmente o ensino fundamental

* Weg Reflorestamento,  com 12 alunos freqüentando o ensino fundamental e  19 alunos freqüentando o ensino  médio.

 

Em 8 de fevereiro de 2008, o Cejac reinaugurou um novo espaço físico, na rua 25 de Julho, nº 114, nas dependências da Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira, sob responsabilidade da diretora Mônica Seidel. Desde então, o ensino fundamental foi municipalizado e apenas o ensino médio continua sob responsabilidade da Eja Estadual.

 

O Cejac também já foi coordenado por Elizabete Tomaselli e Vanessa Aparecida Beletti de Lima em 2009 e por Miriam Taufenbach em 2010 e 2011. Em 2012, foi administrado pela diretora Vivian Dallmann Soares Pereira e a coordenação geral foi da professora Jaqueline Pscheidt. De 2013 a 2016, a coordenação foi de Tadeu Arbigaus.

 

Em 2017 e 2018, o Cejac funcionou nas dependências da Escola Municipal São José.

 

Mais informações com Rubens: 3375-3097

 

 

fonte: Prefeitura de Corupá


Comente








Notícias da Cidade